É possível ser fluente em um idioma em seis meses?
Avaliamos uma propaganda nas redes sociais que promete que é possível sim. A gente fez um react e contrapôs os argumentos. “Será possível mesmo?”
A falta de tempo, dificuldade de pronúncia e tendência a aprender com base em sua língua materna são obstáculos que os adultos enfrentam.
Aprender um novo idioma na idade adulta pode ser significativo para muitas pessoas. Ao contrário das crianças, que têm maior facilidade para absorver tudo que é novo, os “mais maduros” geralmente enfrentam obstáculos específicos. Alguns dos mais comuns são:
Falta de tempo: Geralmente suas agendas estão sempre lotadas, com compromissos profissionais e pessoais, o que torna difícil encontrar “brechas” para se dedicar aos estudos. É necessário constância para progredir na aprendizagem de uma língua estrangeira. Por isso, aqui na PLCC Idiomas®️ , desenvolvemos aulas de conversas rápidas e práticas em apenas 15 minutos! Clique aqui para saber mais! Essa prática, mesmo que rápida, te manterá “no flow” da língua, não deixará perder a fluência já conquistada, permitirá pequenos ajustes e receberá feedback imediato de onde você pode estar falhando.
Dificuldades de pronúncia: A pronúncia correta de algumas palavras pode ser um desafio, especialmente se tiver alguns fonemas que não existem na sua primeira língua. Hábitos adquiridos ao longo dos anos e à falta de prática podem limitar o progresso também. Ainda, naturalmente o cérebro busca um caminho mais curto e acabamos nos sabotando quanto à um som que pensamos conhecer bem, mas é pronunciado de maneira completamente diferente (as palavras “catholic” e “terapia”são bons exemplos disso).
Sabia que a gente aqui na PLCC Idiomas®️ desenvolvemos uma plataforma interativa só focada em pronúncia? Dá uma olhada aqui!
Aprender com base em sua língua materna: A tendência natural de tentar traduzir diretamente palavras ou estruturas do novo idioma para sua língua materna pode levar a equívocos e dificuldades na comunicação efetiva, principalmente se não houver mentoria ou conforme avançar nos estudos, já que haverá palavras e expressões sem traduções diretas.
Medo de cometer erros: Por serem mais autoconscientes, adultos encontram obstáculos em se arriscar, inibindo a sua capacidade de se comunicar efetivamente, dificultando seu processo de absorção. A PLCC Idiomas®️ entende que tudo isso faz parte, e não deixa de incentivar os seus alunos a inclusive, cometer erros, rir deles, se arriscar. O ambiente da sala de aula é pra isso mesmo! Dá uma olhada nessa aula aqui!
Falta de imersão: Esse é um fator fundamental para a aquisição natural de uma língua e adultos podem sentir falta dessa exposição constante para realmente se familiarizarem.
Esses desafios não significam não possam aprender um novo idioma com sucesso. Dedicação, prática regular, abordagem adequada, esforço e persistência podem superar esses obstáculos e atingir a fluência. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizagem.
Para ajudar nesse quesito, toda a nossa comunicação com os nossos alunos é no idioma que eles estão estudando. Lhes enviamos lembretes de alguns dos pontos estudados na última aula para que se mantenham ativos no cérebro, motivamos a troca de professor para terem estímulos com abordagens e sotaques diferentes e realizamos workshops mensais que estimulam a interação entre desconhecidos.
Avaliamos uma propaganda nas redes sociais que promete que é possível sim. A gente fez um react e contrapôs os argumentos. “Será possível mesmo?”
A falta de tempo, dificuldade de pronúncia e tendência a aprender com base em sua língua materna são obstáculos que os adultos enfrentam.
Um idioma reflete muito a identidade, cultura e os valores de um povo. Ou vice-versa. O vocabulário usado por certas nacionalidades dizem muito sobre como se comportam e pensam.
É mais fácil lembrar da explicação acadêmica do seu professor de física ou das aulas com rimas e piadas do professor de português?